Com o tema "Desafios e Estratégias Inovadoras para Alavancar as Finanças Públicas", o presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e secretário municipal da Fazenda de Porto Alegre/RS, Rodrigo Fantinel, participou nesta quinta-feira (7), de mais uma edição do Smart Gov Brasil, desta vez na cidade do Rio de Janeiro /RJ.
Na oportunidade, especialistas em tecnologia e gestores públicos estiveram reunidos para tratar do papel transformador da inovação na gestão municipal, com ênfase na potencialização das receitas locais. O foco central das discussões girou em torno da integração de soluções tecnológicas para melhorar a arrecadação e, consequentemente, fortalecer as finanças das prefeituras.
“Em um mundo cada vez mais digital, as cidades enfrentam desafios complexos, e o Smart Gov é um espaço propício para a troca de ideias e a apresentação das melhores práticas”, afirmou Fantinel.
As soluções enfatizaram o uso de plataformas digitais como meio de estreitar a comunicação entre a administração municipal e os cidadãos. A transparência e a acessibilidade foram apontadas como pilares fundamentais para construir uma relação mais colaborativa e segura entre governo e sociedade.
“As experiências compartilhadas e as práticas de soluções tecnológicas promissoras deixaram claro que a revolução digital é uma aliada essencial na busca por cidades mais eficientes e sustentáveis”, reiterou o presidente da Abrasf.
A secretária de Finanças do Recife/PE, Maíra Fischer, também participou dos debates. O evento é promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) e parceiros, e será encerrado nesta sexta-feira (8).