Notícias

Secretários do Rio de Janeiro e de São Paulo assumem cargos na diretoria da Abrasf

Secretários do Rio de Janeiro e de São Paulo assumem cargos na diretoria da Abrasf

O secretário Municipal da Fazenda do Rio de Janeiro (RJ), Marco Aurélio Santos Cardoso, e o secretário Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico de São Paulo (SP), Marcos de Barros Cruz (AL), foram eleitos para ocupar os cargos de vice-presidente e diretor interinstitucional da entidade. A eleição ocorreu durante a 3ª Assembleia Geral da Abrasf, realizada nos dias 14 e 15 de agosto, em Vitória (ES).

O novo vice-presidente, Marco Aurélio Santos Cardoso, substituiu o secretário Municipal da Fazenda de Cuiabá (MT), Guilherme Müller, que no início do mês de agosto assumiu a presidência, após a saída do ex-secretário Municipal da Fazenda de Porto Alegre (RS), Roberto Bertoncini. Marcos de Barros Cruz ocupou o cargo de diretor interinstitucional, que era preenchido por Cardoso.

O secretário do Rio de Janeiro é economista, com especialização em Finanças pela Thunderbird School of Global Management (EUA). Concursado do BNDES desde 2003, foi responsável por diversas operações do Banco na área de renda fixa, como ofertas de debêntures e títulos no exterior, tendo chefiado o Departamento de Mercado Internacional da Instituição até 2009. No mesmo ano assumiu a Superintendência de Tesouro Municipal da Secretaria Municipal de Fazenda e, posteriormente, o cargo de Subsecretário de Gestão. Também trabalhou por nove anos no setor privado, nas áreas financeiras da Alcan, Arthur Andersen e Banco BBM.

O secretário de São Paulo é formado em Engenharia Elétrica, com MBA (Master of Business Administration) na conceituada escola europeia de administração empresarial Insead. No ano seguinte à sua formação ingressou na multinacionalMcKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial americana reconhecida como a líder mundial no mercado. Em 2006, tornou-se sócio local da companhia. Dois anos depois, firmou-se como sócio global da empresa, cuidando da gestão de pessoas no Brasil e liderando projetos de gestão pública junto a governos, ONGs e organizações multilaterais.