A Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF) estará representada no evento “Elas Governam – Lideranças Femininas na Gestão do Orçamento e das Finanças Públicas” por quatro secretárias integrantes, marcando presença do quadro feminino da entidade. O encontro, promovido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), acontece no próximo dia 20 de agosto, em Campo Grande (MS), e tem como objetivo fortalecer o papel das mulheres na administração pública municipal.
A secretária da Fazenda de Campo Grande e diretora Interinstitucional da ABRASF, Márcia Hokama, será uma das anfitriãs do encontro que reunirá prefeitas, secretárias de Finanças/Fazenda e gestoras públicas de diversas regiões do país. O evento contará também com a participação da secretária da Fazenda de Florianópolis e presidente da ABRASF, Michele Roncalio; da secretária da Fazenda de Porto Alegre, Ana Pellini; e da secretária da Fazenda do Rio de Janeiro e diretora Técnica da ABRASF, Andrea Senko.
Esta será a primeira vez que a Comissão Permanente de Prefeitas da FNP se reunirá fora de Brasília, em uma edição especial que integra a programação oficial dos 126 anos de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
Com uma proposta inovadora e colaborativa, o “Elas Governam” propõe um olhar técnico e estratégico sobre a atuação das mulheres no comando dos municípios, com foco em temas estruturantes como arrecadação, planejamento orçamentário, despesas obrigatórias, capacidade de investimento e gestão por resultados.
A programação também contará com debates sobre orçamento sensível a gênero e raça, apresentação da cartilha “Justiça Climática e Orçamentos Municipais”, além de uma mesa dedicada à atuação das secretarias da mulher na institucionalização de orçamentos equitativos.
Espaços de escuta e trocas de experiências entre as participantes vão contribuir para o encaminhamento de propostas que fortaleçam a articulação política entre gestoras municipais.
Para a presidente da ABRASF, a participação das quatro secretárias evidencia não apenas o compromisso com a qualificação técnica da gestão fiscal. "O evento é oportuno para reforçar e ampliar o protagonismo das mulheres nos espaços de decisão”, destacou Michele Roncalio.