O presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e secretário municipal de Finanças de Curitiba (PR), Vitor Puppi, participou nesta quinta-feira (20) da 80ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), liderada pelo prefeito de Aracaju (SE) e presidente da entidade, Edvaldo Nogueira. Na oportunidade, os gestores debateram sobre os impactos da pandemia e desafios econômicos e sociais enfrentados diante do cenário, a insustentabilidade do financiamento do transporte público, e as reformas estruturais.
No contexto reforma tributária, Puppi reiterou a necessidade de aprovar uma proposta que simplifique o sistema sem a junção dos impostos e que preserve a autonomia municipal. “Simplificar significa, em especial, olhar para os impostos mais problemáticos como o ICMS. Seguimos na defesa da proposta SIMPLIFICA JÁ, que entrega resultados imediatos sem a criação de fundos de compensação e sem gerar o desequilíbrio da Federação”, disse. Sobre a reforma administrativa, avaliou que as questões em debate são de médio e longo prazo, embora também seja importante para o País.
Além do debate sobre as três pautas consideradas prioritárias, a 80ª Reunião Geral foi momento de posse de prefeitos que ocupam cargos de vice-presidências temáticas e regionais da entidade.
Homenagem ao prefeito Bruno Covas
Bruno Covas, reeleito em 2020 prefeito de São Paulo/SP e empossado em abril deste ano vice-presidente Nacional da FNP, morreu no domingo, 15 de maio. Em virtude de sua colaboração com a pauta dos municípios, o presidente da FNP prestou a homenagem, nomeando a sede da entidade como Sede Bruno Covas.