Secretários, técnicos e gestores municipais se reuniram, na manhã desta quinta-feira (27), para discutir a “Conjuntura nacional, cenários e seus desdobramentos na capacidade de intervenção dos governos locais”. O presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais e secretário Municipal das Finanças de Fortaleza (CE), Jurandir Gurgel, apresentou o Programa de Fortalecimento do Fisco, que tem como objetivo controlar as finanças dos municípios. A mesa de discussão é parte de uma das 22 Salas Temáticas realizadas durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (IV EMDS), que acontece em Brasília/DF.
Na ocasião, Gurgel ressaltou a importância de seguir um planejamento estratégico para a gestão fiscal. “Os quatro pilares de uma gestão eficiente são o aumento de arrecadação, controle dos gastos correto, a geração de poupança pública para financiar os investimentos e a busca de novos recursos. Foi assim que Fortaleza conseguiu, nos quatro anos da primeira gestão, mesmo passando por crises, melhorar a situação fiscal”, destacou o presidente da Abrasf.
Também participaram do debate o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Nicolas Pinani; o empreendedor social e fundador da plataforma online MaturiJobs, Morris Litvak; o coordenador e professor do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás (UFG), Renato Francisco dos Santos Paula; e a secretária da Criança e Assistência Social de São Luís/MA (SEMCAS), Andréia Lauande.
Foto: Albery Santini