Notícias

Presidente da Abrasf debate sobre a reforma tributária em live

Com o tema “Reforma Tributária - A possível ou a necessária?”, o presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e secretário municipal de Finanças de Curitiba (PR), Vitor Puppi, participou da live promovida pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip).

Ao abrir o debate, o presidente da Anfip, Décio Lopes, destacou que fazer uma reforma tributária é complicado, pois envolve as finanças públicas dos três entes federativos: União, estados e municípios. Alertou ainda que, a alteração da Lei Tributária, deve ser bem resolvida no Congresso Nacional para não criar disputa entre as três esferas, sendo indispensável a discussão com todos os atores envolvidos.

Representando os municípios, Puppi ponderou sobre como fazer uma reforma que proporcione resultados positivos para o país. Entre as considerações, ressaltou que é necessário mudar o sistema de alíquotas e não concentrar recursos na União ou nos estados, alocando o máximo de recursos na competência tributária dos entes prestadores dos serviços públicos.

Para o vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários da Anfip, Cesar Roxo, a proposta de apenas unir os tributos, sem reduzi-los, é simplista e não soluciona os problemas que o Brasil enfrenta hoje.

Entre os convidados estavam o deputado Alexis Fonteyne e o diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), Eurico de Santi.

Assista a live na íntegra: