Para discutir a importância da administração tributária eficiente como estratégia para desenvolvimento das cidades e dos estados, garantindo serviços de melhor qualidade aos cidadãos, a Dell Technologies, a Intel e a VMware promoveram, nesta quinta-feira (29), a terceira edição do evento virtual "Sociedade Conectada". Participaram Jeferson Passos, presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), André Horta, diretor institucional do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e Bruno Assaf, diretor para Setor Público da Dell Technologies Brasil, com mediação da jornalista Patrícia Travassos.
A pandemia trouxe uma série de desafios para a sociedade como um todo e para o setor público. Ao mesmo tempo, exigiu que a transformação digital fosse acelerada. Em sua fala no evento, Jeferson Passos exemplificou. “Em Aracajú, por exemplo, atingimos no último ano 95% dos atendimentos online nas secretarias de finanças, reduzindo nossos postos de atendimentos presenciais de quatro para apenas um”, ressaltou. O presidente da Abrasf destacou, ainda, que a modernização dos serviços públicos leva ao aumento da competitividade do Brasil e a uma geração maior de emprego e renda para a população. “Os ganhos imediatos são de ordem financeira. Já o ganho de médio e longo prazo é a concorrência mais justa e transparente, em que todos pagaremos menos se todos pagarem os impostos corretamente,” completa.
Já André Horta destacou o processo de digitalização das Fazendas estaduais, que permitiu a implementação de projetos como a nota fiscal eletrônica pela população, que trouxe um grande salto na arrecadação dos estados, e o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), que integra todos os documentos fiscais de transporte de cargas no país. Destacou também iniciativa locais como os apps para uso dos cidadãos, desenvolvidos pelas fazendas estaduais. “Inicialmente apenas consolidaram os programas de incentivo à emissão de Nota Fiscal, mas posteriormente incorporaram aplicações como a listagem de cupons fiscais dos consumidores, que facilitam o controle de contas domésticas e o exercício dos direitos do consumidor,” explica o diretor institucional do Comsefaz.
Na mesma linha, o diretor da Dell Technologies Bruno Assaf ressaltou que essa é uma transformação que já vinha em curso e se acelerou. “O Brasil tem a quarta população mais conectada do mundo. Precisamos expandir e aprimorar, agora, o acesso a serviços e informações confiáveis, com segurança de dados em âmbito federal, estadual e municipal. Para isso, o principal fator é a mudança de mentalidade que já vem acontecendo. Hoje todo mundo pensa no digital primeiro. A tecnologia é uma ferramenta para o desenvolvimento humano e só tende a crescer,” destaca.
Assaf também apresentou o case de Transformação Digital da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul, onde foi implementado um projeto de Big Data Analytics com o objetivo de aumentar o poder de análise dos auditores fiscais. O resultado foi um aumento de arrecadação de mais de R$ 1 bilhão de reais em um ano. “O projeto de tecnologia, capacitação e transformação permitiu que processos de auditoria que duravam cerca de uma semana passassem a ser feitos em 5 minutos. Além disso resultou em outras inovações e projetos, como a melhoria da qualidade de aquisição de medicamentos com uma redução de custos de cerca de R$ 200 milhões de reais por ano e mais medicamentos para a população”, finaliza.