Notícias

Jeferson Passos é eleito presidente da Abrasf

Jeferson Passos é eleito presidente da Abrasf

Por unanimidade, o secretário da Fazenda de Aracaju (SE), Jeferson Passos, foi eleito presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), em eleição realizada no dia 16 de julho, durante a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2021. O gestor, que já ocupava o cargo de vice-presidente da entidade, sucede o secretário municipal de Finanças de Curitiba (PR), Vitor Puppi, que presidiu a entidade no último biênio. 

Para este desafio, Passos garante ainda mais participação dos municípios nas discussões de cunho nacional. “Essa tarefa, aceita a partir da escolha dos demais secretários das capitais, é bastante relevante, especialmente em um momento em que estão em pauta temas como a Reforma Tributária, que afetam, diretamente, as finanças dos municípios. São debates que, sem dúvida alguma, terão ampla atuação da Abrasf”, disse.

Ainda segundo o novo presidente da Associação, para os próximos dois anos, a meta é solidificar a participação das capitais no Pacto Federativo. “Queremos ampliar a cooperação e troca de experiências na área tributária, bem como no controle da qualidade de gastos. Além disso, cooperar com organismos nacionais e internacionais, buscando trazer práticas inovadoras e cada vez mais modernas para a gestão das finanças municipais”, assegura.

O secretário da Fazenda de Aracaju já esteve à frente da Abrasf em 2012, quando também foi presidente. Em 2019 foi eleito para o cargo de vice-presidente, e, antes disso, também assumiu um cargo na diretoria Técnica, trazendo uma vasta experiência no currículo.

Nova direção 

A gestão de Jeferson Passos terá como vice-presidente o secretário da Fazenda de Porto Alegre (RS), Rodrigo Fantinel, que anteriormente ocupava o cargo de diretor Técnico. Para compor a mesa, foram eleitos Rogério Ramos, de Palmas (TO) (Interinstitucional) e Pedro Pedrossian, de Campo Grande (MS) (Diretor Técnico). Não houve mudança nas demais diretorias.