Notícias

Governador do RS assina protocolo para instalação de centro de pesquisa

A comitiva do governo do Rio Grande do Sul, que está na Europa para atrair investimentos para o estado, assinou na manhã desta terça-feira (26) o protocolo de intenções para a instalação na Região Metropolitana de Porto Alegre do Medical Valley, um cluster alemão que reúne indústrias e centros de pesquisas voltados à engenharia e tecnologia na medicina.

O governador José Ivo Sartori assinou o documento junto ao CEO do Medical Valley, Siegfried Reinhardt, em Erlangen, na Alemanha. A visita também incluiu uma reunião na sede da Universidade de Erlangen (FAU), onde foi apresentado o sistema que abrange 40 mil alunos e mais de 70 cursos de pós-doutorado, vinculados às empresas.

"Temos mão de obra de qualidade, pesquisadores, professores, acho que vamos fazer o que precisa ser feito para colocar o Rio Grande em condições de atrair novos investimentos nessa área", disse o governador à comentarista Rosane de Oliveira em entrevista concedida para a Rádio Gaúcha. "Acho que o estado tem, sim, condições de criar uma base nova. Isso vai fortalecer a economia", completou.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o secretário da Fazenda da capital, Jorge Tonetto, também compareceram à solenidade. Eles participam da viagem do governo. A intenção é que os primeiros contratos operacionais ocorram até agosto deste ano e a instalação das primeiras empresas, em 2016 ou 2017.

O Medical Valley é um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, orientados a gerar economia através da inovação tecnológica. Conta com mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde.

Depois da Alemanha, a comitiva gaúcha vai para a França, onde visita as instalações da subsidiária da Airbus em Paris. No início do mês, o prefeito anunciou o investimento de R$ 150 milhões na região do 4° Distrito de Porto Alegre, em uma unidade da empresa, que fabrica equipamentos destinados à área de Segurança Pública. Participam da comitiva o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, a presidente do Badesul, Susana Kakuta, e o deputado Gabriel Souza, representando a Assembleia Legislativa.

No mesmo dia, haverá divulgação da 38ª Expointer, na Embaixada do Brasil em Paris. Considerada uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expointer está programada para ocorrer entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana. A agenda na Europa termina na quinta-feira (28), quando a comitiva retorna ao Brasil.