Aconteceu nesta última quarta-feira (29), em Brasília, o lançamento do livro Gestão Pública e Direito Municipal: Tendências e Desafios. A obra, organizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, e pelo advogado Rafael Araripe Carneiro, conta com a colaboração do assessor técnico da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), André Luís Macêdo, e de ex-integrantes da entidade.
Macêdo assinou o artigo Receita Pública e Gestão Fiscal na Lei de Responsabilidade Fiscal. O texto, que foi produzido a quatro mãos, teve a participação do ex-presidente da Abrasf e ex-secretário municipal da Fazenda de Cuiabá (MT), Guilherme Muller.
"É muito gratificante poder contribuir com uma obra tão relevante para as finanças públicas. A adaptação a novas realidades é muito importante e essa publicação tende a qualificar a discussão. Estou muito feliz com o resultado", destacou o assessor.
A obra inclui textos do presidente interino Michel Temer; do ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e atual secretário paulista de Educação, José Renato Nalini; do ex-presidente da Abrasf e ex-secretário municipal das Finanças de Fortaleza (CE), Alexandre Cialdini; dos juristas Marçal Justen Filho e José Roberto Afonso Pena, entre outros.
O assessor técnico da Abrasf ingressou na entidade em 2009, quando ocupava o cargo de secretário adjunto de Tributação de Natal (RN). Em 2010, assumiu a secretaria e encerrou sua gestão em 2012. Durante esse período foi diretor técnico e, no ano seguinte, passou a atuar como assessor.
Cialdini presidiu a Abrasf nos anos de 2011 e 2012.
Muller, que atualmente é secretário municipal de Planejamento de Cuiabá, também foi presidente da entidade, durante o ano de 2014.