Notícias

Diretores da Abrasf participam de encontro sobre novo Fundeb

Diretores da Abrasf participam de encontro sobre novo Fundeb

Diretores da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) participaram nesta quarta-feira (31), em Brasília, de um encontro para discutir e consolidar um posicionamento em relação às matérias que tramitam no Congresso Nacional e que têm por objeto a reestruturação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O evento, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), reuniu gestores municipais e especialistas ligados ao tema. Até o momento, não há consenso e o debate será aprofundado.

A complexidade que envolve as propostas (PEC 15/2015 / PEC 33/2019 / PEC 65/2019), exige atenção, sobretudo no que diz respeito ao g100 – grupo de cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica. “Esses municípios precisam ser considerados na formatação do novo Fundeb”, enfatizou o secretário Executivo da FNP, Gilberto Perre.

“É fundamental discutir esse assunto e chegar a uma posição mais lógica. Recomendamos que todas as capitais estudem as reformas do Fundo e analisem junto aos setores envolvidos se haverá perda ou até um possível ganho”, mencionou o presidente da Abrasf e secretário municipal de Finanças de Curitiba (PR), Vitor Puppi.

O professor Thiago Alves apresentou simulações com ganhos e perdas em estados e municípios. Os números apresentados evidenciaram a imaturidade das discussões sobre um modelo viável de financiamento.

Para o representante da FINEDUCA, José Marcelino, o Fundo a ser reformatado deve garantir um serviço de qualidade. “Não há milagre, há que se mudar o papel do governo federal no financiamento da educação básica”, concluiu.

O próximo debate já tem data certa e acontecerá durante o 17º Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), de 13 a 16 de agosto, na Bahia (BA).

Estiveram também presentes no encontro o diretor Técnico da Abrasf e secretário municipal da Fazenda de Porto Alegre (RS), Leonardo Busatto; o diretor Interinstitucional da Abrasf e secretário de Economia de Maceió (AL), Fellipe Mamede; e a assessora Parlamentar da entidade Hellen Moure.