Após celebrar três séculos de história, Cuiabá (MT) realizou a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2019 da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf). O evento, que reuniu secretários de Finanças/Fazenda de todas as capitais do país para debater temas relevantes para administração municipal e compartilhar experiências, aconteceu nos dias 25 e 26 de abril.
A abertura do encontro foi feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário anfitrião Antônio Pôssas de Carvalho. Dando continuidade à programação, firmemente em pauta, a reforma tributária foi um dos temas destaque. Para debater a questão, a assembleia recebeu o presidente da Federação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim), Célio Fernandes, e o presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Rafael Fonteles. Já para falar sobre previdência e regimes próprios, o presidente da Fundação de Previdência Complementar de Curitiba (PR), José Luiz Rauen, foi o convidado.
As novas regras trazidas pela Lei Complementar 157/2016, que alterou a competência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) também foram abordadas.
Anteriormente, dia 24 de abril, aconteceu a 45ª reunião da Câmara Técnica Permanente (CTP) da Abrasf. Coordenada pelo assessor Técnico da entidade André Macêdo, os direcionamentos foram apresentados durante a assembleia.
SERVIÇO
45ª reunião da Câmara Técnica Permanente
Data: 24 de abril
Horário: 9h00 às 18h
Local: Hotel Delmond, Avenida André Antonio Maggi n° 1980 – Bairro Alvorada
1ª Assembleia Geral Ordinária de 2019
Data: 25 e 26 de abril
Horário: início às 8h30 do primeiro dia e término às 14h do segundo
Local: Hotel Delmond, Avenida André Antonio Maggi n° 1980 – Bairro Alvorada