Criada com o intuito de aumentar a arrecadação municipal e a formalidade no mercado de trabalho, a campanha “Nota Cuiabana” encerrará o ano de 2014 com R$ 370 mil distribuídos em prêmios. O último sorteio acontecerá no dia 22 de dezembro e distribuirá R$ 95 mil entre os ganhadores.
O presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e secretário municipal de Fazenda de Cuiabá (MT), Guilherme Müller, explica que mais do que premiar os consumidores, o objetivo da Nota Cuiabana é que a emissão de nota fiscal se torne um hábito, principalmente por parte dos prestadores de serviços. “Queremos que o prestador de serviço emita a nota fiscal espontaneamente, sem que seja solicitada por quem está pagando”, ressaltou.
Müller ainda destacou que em agosto do ano passado, a emissão de notas chegava a 180 mil por mês. Hoje já se aproxima das 500 mil notas emitidas. “Houve uma crescente participação popular na campanha. No primeiro sorteio pouco mais 2,4 mil pessoas estavam registradas na Nota Cuiabana. No último, mais de 50 mil pessoas concorreram”.
Para participar da campanha, basta entrar no site da Nota Cuiabana (www.notacuiabana.com.br), e realizar o próprio cadastro. A partir daí, qualquer compra de serviço feita com a emissão de nota fiscal eletrônica irá gerar um cupom e o consumidor estará automaticamente participando dos sorteios.
Uma vez cadastrado, o consumidor só precisa informar o número do CPF no estabelecimento em que pedir a nota. O sistema de sorteio é informatizado e os ganhadores são conhecidos a partir dos números da Loteria Federal, conforme regulamento da Nota Cuiabana.
Além de concorrer aos prêmios em dinheiro, os créditos acumulados poderão ser utilizados para abatimento no valor do IPTU para pessoas físicas. O prazo de utilização dos créditos é de cinco anos e basta o contribuinte informar no site da Nota Cuiabana o número de inscrição do imóvel que deseja cadastrar. O contribuinte tem até o dia 30 de dezembro para indicar o número do imóvel que receberá os descontos obtidos.
Números da NFS-e no município
- Contribuintes autorizados a emitir NFS-e:
34.315
- NFS-e emitidas:
11.833.402
Fonte: Portal Nota Fiscal Eletrônica/Cuiabá