Nos últimos dias 14 e 15 de maio, Brasília sediou o Workshop Profisco III, um evento de grande relevância para discutir o impacto da reforma tributária nos entes federativos, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), representada pelos secretários (as) da Fazenda/Finanças de Boa Vista, João Pessoa e Salvador, marcou presença nesse encontro crucial para os rumos da gestão fiscal no país.
Em março deste ano, o Ministério da Fazenda aprovou o Marco de Referência do Programa Profisco III, estendendo os potenciais beneficiários desta terceira etapa para os municípios. Essa inclusão foi extremamente importante, considerando o papel fundamental que as administrações municipais desempenham na arrecadação e gestão dos recursos públicos.
O Marco de Referência estabelece que o Profisco III deve contribuir para a operacionalização da Reforma Tributária recentemente aprovada e, em fase de regulamentação no Congresso Nacional. Nesse contexto, o workshop teve como objetivo principal proporcionar um entendimento mais profundo de como o programa pode atuar para viabilizar os objetivos relacionados à matéria.
Representantes da Abrasf, do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), do Governo Federal, além de diversos auditores e técnicos tributários de todos os estados brasileiros estiveram presentes no evento, consolidando um espaço de diálogo e colaboração entre diferentes esferas da administração pública.
Foto: Divulgação