Notícias

ABRASF participa do evento “Elas Governam” em Campo Grande/MS

ABRASF participa do evento “Elas Governam” em Campo Grande/MS

A Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF) esteve presente, nesta quarta-feira (20/08), no evento “Elas Governam – Lideranças femininas na gestão do orçamento e das finanças públicas”, realizado em Campo Grande/MS. A entidade foi representada pela presidente da ABRASF e secretária da Fazenda de Florianópolis, Michele Roncalio; pela diretora Interinstitucional e secretária da Fazenda de Campo Grande, Márcia Hokama; e pela secretária da Fazenda de Porto Alegre, Ana Pellini.

As três gestoras participaram do painel de abertura, “Governança Feminina no Orçamento Municipal”, que reuniu lideranças para discutir soluções inovadoras para os principais desafios fiscais e orçamentários enfrentados pelas cidades brasileiras. O debate abordou temas como arrecadação municipal, despesas obrigatórias, capacidade de investimentos e gestão por resultados.

O “Elas Governam” reuniu mais de 100 mulheres em cargos de gestão pública, entre prefeitas, vice-prefeitas, secretárias de Finanças e secretárias de Políticas para Mulheres de todas as regiões do país. Promovido pela Comissão de Prefeitas da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o encontro destacou a importância do protagonismo feminino na administração pública, valorizando a criatividade e a eficiência já reconhecidas na condução de políticas fiscais, sociais e de desenvolvimento econômico.

Para a presidente da ABRASF, Michele Roncalio, a iniciativa é fundamental para fortalecer a autonomia dos municípios e dar voz às mulheres que lideram a gestão das finanças públicas. "O objetivo do evento é debater a autonomia dos municípios, a captação de recursos e o equilíbrio fiscal. Parabenizo a FNP por dar protagonismo às mulheres por sua capacidade técnica”, destacou.

A secretária de Finanças de Porto Alegre, Ana Pellini, também ressaltou a relevância de ampliar o olhar para além da capital federal. "É uma decisão muito acertada tirar as discussões de Brasília e conhecer outras realidades. O Brasil é um país continental e temos a possibilidade de ter a visão do todo.”

Espaço de construção coletiva

Além da mesa de abertura, o evento contou com debates sobre orçamento sensível a gênero e raça, justiça climática, dignidade menstrual e empreendedorismo feminino, além da apresentação de iniciativas do Sebrae/MS e do Instituto Alziras.

A prefeita de Serra Talhada/PE e presidente da Comissão de Prefeitas da FNP, Márcia Conrado, destacou que o encontro marca o início de uma nova fase de articulação política. “Estamos descentralizando as atividades da comissão e instituindo um marco de articulação para evoluirmos de ideias para ações que mudem as realidades dos municípios brasileiros. Vamos organizar várias instâncias de debates, incluindo um fórum nacional de gestoras, onde poderemos progredir juntas”, afirmou.

Ao integrar o “Elas Governam”, a ABRASF reafirma seu compromisso com o fortalecimento das Secretarias de Finanças/Fazenda e com a construção de soluções conjuntas para a sustentabilidade fiscal das cidades, reforçando também o papel fundamental das mulheres na liderança da gestão pública municipal.