O vice-presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF) e secretário municipal da Fazenda de São Paulo (SP), Caio Megale, e o diretor Técnico e secretário municipal da Fazenda de Aracaju (SE), Jeferson Passos, participam nesta segunda-feira (26), da 74ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O encontro acontece em São Caetano do Sul (SP), até o próximo dia 28 (quarta-feira).
A programação é voltada para prefeitos, mas também oferece atividades para secretários e gestores municipais. A agenda de hoje elencou diretrizes que serão apresentadas ao novo governo. Na ocasião, Megale falou sobre a reforma da previdência e mostrou a evolução dos gastos previdenciários. Precisamos mudar com urgência para evitar o estrangulamento das finanças públicas”, destacou o vice-presidente da Abrasf.
Durante a plenária de prefeitos, a reforma tributária também foi pauta prioritária. Passos ressaltou a importância do tema e o desafio de aprovar um novo formato funcional sem concentrar ainda mais os repasses. “Simplificar é preciso, mas ainda não está claro como isso vai acontecer. Temos que assegurar o princípio constitucional federativo e a autonomia financeira dos entes subnacionais”, apontou.
As atividades para integrantes de fóruns e redes de secretários serão iniciadas no dia 27 (terça-feira). O último dia será reservado para as reuniões dos grupos de trabalho.
Foto: Gabriela Gonçalves e Vado Silva