Notícias

Abrasf e parceiros discutem soluções operacionais e desafios da Reforma Tributária no sexto episódio da série 'Diálogos'"

Abrasf e parceiros discutem soluções operacionais e desafios da Reforma Tributária no sexto episódio da série 'Diálogos'"

A Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e a Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin/SP), realizou nesta quarta-feira (04) o sexto episódio da série de webinários "Diálogos: Reforma Tributária". O evento foi transmitido ao vivo pelos canais da FNP e da Assefin no YouTube, com o tema "Soluções operacionais da Reforma Tributária. Desafios e andamento dos trabalhos".

O debate contou com a participação dos auditores fiscais Luiz Dias (Amazonas), Roberto Albuquerque (Recife/PE) e Marcos Flores (Receita Federal do Brasil), e foi mediado por Celita Farias, secretária de Finanças de Caucaia (CE). O evento abordou os desafios enfrentados pelas administrações tributárias no processo de implementação das mudanças previstas na reforma.

Série "Diálogos: Reforma Tributária"

A série "Diálogos: Reforma Tributária" oferece um espaço para que profissionais e gestores municipais discutam e aprofundem seus conhecimentos sobre a Reforma Tributária, com foco em seus impactos nos municípios.

A reforma em andamento no Brasil busca simplificar o sistema tributário, tornando-o mais justo e eficiente, além de aumentar a competitividade do país. A proposta visa reorganizar a forma de cobrança dos tributos, especialmente sobre o consumo, abordando problemas históricos como a alta complexidade, a cumulatividade de impostos e a guerra fiscal entre estados e municípios.

Um dos principais pilares da reforma é a unificação dos impostos sobre consumo. A proposta sugere substituir diversos tributos como ICMS, ISS, PIS e Cofins, por um único imposto sobre valor agregado (IVA) denominado Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) no âmbito federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que terá caráter estadual e municipal. Essa unificação tem como objetivo reduzir a complexidade e eliminar a cumulatividade de impostos, simplificando a tributação para as empresas e a fiscalização para o governo.

Episódio disponível

(04/12/2024) - 6º - Soluções operacionais e desafios

(27/11/2024) - 5º - Processo Administrativo Fiscal do IBS

(22/11/2024) - 4º - Administração do IBS

(13/11/2024) - 3º - Normas Gerais do IBS

(08/11/2024) - 2º - DES - IF 

(04/11/2024) - 1º - NFS-e(04/11/2024) - 1º - NFS-e