O presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e secretário municipal de Finanças de Curitiba (PR), Vitor Puppi, esteve reunido com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, nesta terça-feira (30), para pontuar pautas prioritárias para o movimento municipalista, com destaque para as reformas da previdência e tributária.
Na ocasião, Puppi destacou a importância do protagonismo municipal no cenário das reformas estruturais. “Estamos à disposição para contribuir com os debates e, no momento, precisamos unir forças para incluir os municípios na previdência e garantir uma reforma tributária justa”, reforçou.
O presidente da Abrasf ainda alertou sobre a necessidade da elaboração de um estudo detalhado, que apresente números que comprovem os impactos da reforma tributária nos municípios. “Temos um grupo de trabalho que, desde 2017, vêm trabalhando na pauta. Defendemos uma simplificação do ISS e, em breve,
apresentaremos nosso texto”, explicou Puppi.
A CNM também tem um grupo de trabalho que trata da reforma tributária. A ideia é apresentar as propostas das entidades para buscar o alinhamento dos pleitos.
Em relação a previdência, Aroldi explicou que a CNM está articulando junto ao Senado, especialmente para aqueles Entes que possuem Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), como é o caso de Curitiba. "Se a reforma incluir Curitiba, vai gerar uma economia de R$ 1 bilhão em quatro anos", disse.
Além dos presidentes, também participaram da reunião a assessora Parlamentar da Abrasf, Hellen Moure; a consultora Jurídica da CNM, Elena Garrido; a supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da CNM, Thalyta Alves; e o supervisor da assessoria Parlamentar da CNM, André Alencar.