Notícias

Abrasf debate sobre a implementação do 5G nos municípios

De acordo com o movimento Antene-se, pouco mais de 1% dos municípios do país tem legislações adequadas para a implementação da tecnologia 5G. Diante desse cenário, o diretor Interinstitucional da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e secretário municipal de Finanças de Palmas (TO), Rogério Ramos, participou nesta terça-feira (12), de um encontro virtual para debater os desafios e oportunidades de desenvolvimento da nova geração tecnológica. O encontro foi promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“É fundamental fazer essa reflexão, porque o setor passa ter um caráter ainda mais estratégico para transformação digital que estamos tendo com o 5G”, avaliou o prefeito de Jaguariúna/SP e vice-presidente de Telecomunicações da FNP, Gustavo Reis. Para o governante, conectividade é essencial à qualidade de vida da sociedade e leis desatualizadas e burocráticas podem ser um entrave para a expansão da tecnologia.

Além de proporcionar a gestão de cidades inteligentes, o 5G também atinge uma série de setores da economia. Para contribuir nesse processo, a FNP está elaborando um texto base para que municípios possam adequar as legislações à Lei das Antenas (13.116/15).

A iniciativa é bem vista pelo Fórum de Procuradores-Gerais das Capitais e pela a Abrasf. “O texto vai, de forma pragmática e estratégica, conduzir os municípios a uma certa harmonia quanto aos requisitos”, destacou o procurador de Aracaju (SE), Sidney Amaral.

Reiterando a importância da tecnologia como ferramenta e instrumento de modernização eficiente para melhora na qualidade de vida nos municípios, Ramos colocou a Abrasf à disposição para assessorar no avanço da pauta.

No próximo dia 19, a FNP promove um novo debate, às 11 horas, dessa vez direcionado para o potencial da tecnologia no desenvolvimento econômico dos municípios. Representantes do setor produtivo farão parte desta rodada.

Para participar, inscreva-se aqui.