Notícias

Abrasf acompanha debate sobre dívidas estaduais

 

Uma audiência publica, realizada na Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira (19), reuniu governadores de diversas unidades federativas para discutir o endividamento dos estados e municípios. O presidente da Abrasf e secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Cialdini, o diretor técnico e secretário de Tributação de Natal, André Macedo, e a assessora parlamentar Hellen Moure, acompanharam as discussões.

A audiência foi promovida pelo grupo de trabalho das dívidas estaduais, coordenado pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Na ocasião, o grupo apresentou a proposta preliminar para renegociar as dívidas dos estados e municípios. A medida, que envolve justamente transformar parte da dívida em investimento em infraestrutura e reduzir o índice de correção das parcelas mensais, está sendo chamada de "Carta de Brasília".

A Abrasf está atenta ao tema, pois envolve também as dívidas dos municípios e das capitais com a União. “Inclusive, algumas cidades estão contratando financiamento externo, com juros e taxas menores, para quitar a dívida exclusiva com a União”, explica o diretor técnico da entidade.

Todos os governadores ganharam espaço para se manifestar e expor os principais problemas do endividamento. Participaram os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo), Jaques Wagner (Bahia), Antonio Anastasia (Minas Gerais), Tarso Genro (Rio Grande do Sul), José de Anchieta (Roraima), e Raimundo Colombo (Santa Catarina), o vice-governador fluminense, Luiz Fernando Pezão, além de secretários de Fazenda de outros estados.