Notícias

A importância do papel da política fiscal na política econômica

 

Com o intuito de resgatar para o centro dos debates as obras do economista britânico, John Maynard Keynes, o economista e assessor de Finanças Públicas da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), José Roberto Afonso, apresentou ao público o livro “Keynes, Crise e Política Fiscal”. A obra ressalta a importância do papel da política fiscal na política econômica. O lançamento foi realizado no dia 20 de setembro, em Brasília.

A nova linha editorial da série IDP/Saraiva estreia garantindo seu objetivo de contribuir com acervo acadêmico de porte, capaz de sustentar os mais abrangentes fóruns de discussão contemporâneos. O volume ainda traz uma detalhada pesquisa das obras de Keynes, inclusive resgatando palestras, notas e artigos que publicou depois da Teoria Geral, na qual se debruçou sobre questões fiscais. Em síntese, o livro apresenta uma história do pensamento econômico de Keynes, para tempos de crise financeira global.

 
A escolha de Afonso, segundo o presidente da ABRASF e secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Cialdini, não poderia ser mais oportuna. “Em tempos de turbulência na economia, nada mais pertinente do que refletir sobre o papel do Estado na política econômica para auxiliar nas medidas que deverão ser adotadas”, enfatiza.

Sobre o autor: José Roberto Rodrigues Afonso é economista e técnico em Contabilidade. Fez mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua área de concentração é Finanças Públicas e Federalismo Fiscal. É técnico de carreira do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), tendo já sido superintendente da área fiscal de empregos, e atualmente cedido ao Senado Federal. Também atua como assessor de Finanças Públicas na ABRASF. Já publicou dezenas de capítulos de livros e artigos, inclusive no exterior.