Notícias

2ª Assembleia Geral Ordinária da Abrasf reúne secretários de 22 capitais em Goiânia (GO)

2ª Assembleia Geral Ordinária da Abrasf reúne secretários de 22 capitais em Goiânia (GO)

Após 17 anos, Goiânia (GO) recebeu entre os dias 26 e 28 de junho, a 2ª Assembleia Geral Ordinária de 2019 da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf). O encontro, cujo principal objetivo foi discutir temas que afetam as finanças municipais como, por exemplo, o pacto federativo e as reformas estruturais nacionais, reuniu secretários e representantes de 22 capitais brasileiras.

Com o tema “Avanços, Desafios e Práticas Integrativas”, a abertura dos trabalhos foi realizada pelo prefeito da capital do Goiás, Iris Rezende. “É um motivo de muita honra para nossa cidade recebê-los aqui! Vivemos uma crise financeira que jamais se experimentou nesse País. E essa preocupação dos gestores de Finanças e Fazenda é uma demonstração de responsabilidade do espírito público em juntos, nos unirmos para discutir caminhos e portas em benefício de todos os municípios”, disse Iris Rezende.

Reestruturação do pacto federativo e, principalmente, as reformas tributária e da previdência estiveram no foco dos debates durante os três dias de evento. “Reconhecemos a urgência da reforma do sistema, mas não são aceitáveis propostas que agravem o desequilíbrio das contas públicas municipais, retirando das cidades a capacidade de arrecadar receitas próprias para fazer frente às suas responsabilidades na execução das políticas públicas locais”, destacou o presidente da Abrasf e secretário municipal das Finanças de Fortaleza (CE), Jurandir Gurgel. A entidade, juntamente com instituições parceiras, segue engajada na construção de estratégias para assegurar, de forma consistente, a autonomia dos municípios. 

Para compartilhar boas práticas, a cidade anfitriã apresentou aos participantes o Programa de Automação da Gestão (Page), que inaugura no setor público o conceito de automação. “O Page é composto por conjunto de ferramentas que garantem que qualquer processo que seja digital tenha um tempo determinado para ser executado e não seja direcionado para locais errados. Além disso, com ele é possível monitorar quem está trabalhando ou não, checar o índice de produtividade e ter acesso aos gargalos que dificultam o trâmite processual na administração", explicou o secretário municipal de Finanças de Goiânia (GO), Alessandro Melo da Silva.

Anteriormente ao encontro dos associados, dia 26 de junho, a Câmara Técnica Permanente (CTP) da entidade se reuniu para avaliar os entendimentos dos Grupos de Trabalho (GTs). Os conteúdos técnicos subsidiaram os debates dos secretários.

Esta foi a terceira vez que a cidade sediou a assembleia geral da Abrasf. A primeira delas ocorreu em 1995 e a anterior em 2002. O próximo encontro ocorrerá em Maceió (AL), na primeira quinzena do mês de setembro.

A 2ª Assembleia Geral Ordinária da Abrasf teve patrocínio do Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), DSF, Sigcorp e UiPath/T2C, além do apoio cultural do Flamboyant Shopping Center.

Eleição

Paralelo às discussões do encontro, aconteceu a eleição e a posse da nova diretoria da Abrasf para o biênio 2019/2021. O secretário municipal de Finanças de Curitiba (PR), Vitor Puppi, foi eleito o presidente da Abrasf e vai suceder a Jurandir Gurgel.

Clique aqui para conhecer a nova diretoria da Abrasf.

Fotos: Paulo José