ABRASF participa do 14º SGESP e contribui com debates sobre Reforma Tributária e Securitização de Recebíveis

ABRASF participa do 14º SGESP e contribui com debates sobre Reforma Tributária e Securitização de Recebíveis

 

A Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF) teve participação ativa na 14ª edição do Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP), realizado nos dias 30 e 31 de julho, em Ribeirão Preto (SP). Com número recorde de inscritos, quase 700 participantes, o evento reafirma sua relevância no cenário nacional da gestão fazendária municipal.

Na manhã do primeiro dia, os debates estiveram centrados na reforma tributária. Representantes da ABRASF participaram ativamente das discussões, ao lado do secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, destacando os impactos das mudanças constitucionais para os municípios e os desafios da transição para o novo modelo de arrecadação.

Posteriormente, a presidente da ABRASF e secretária da Fazenda de Florianópolis, Michele Roncalio, e o diretor Jurídico da entidade e secretário da Fazenda de São Paulo, Luis Felipe Arellano, conduziram painel técnico sobre securitização de recebíveis, discutindo os aspectos legais e operacionais da prática na gestão municipal.

“O SGESP é de extrema importância e muito proveitoso, pois promove a integração entre gestores e aborda de forma transversal todas as áreas da Fazenda, proporcionando uma visão completa dos desafios e soluções da administração tributária municipal”, destacou Michele Roncalio.

O seminário foi organizado pela Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN), presidida por Adriano Leocádio, que destacou o espaço como essencial para a capacitação, troca de experiências e articulação entre os entes locais, tendo a parceria da ABRASF, entre outras instituições.

Com conteúdo técnico de alto nível, oficinas simultâneas e programação voltada aos principais temas da administração fazendária, o SGESP 2025 reforçou o protagonismo das capitais no debate sobre a modernização tributária e financeira dos municípios brasileiros.