A ABRASF marcou presença na 1ª Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP), realizada nos dias 17 e 18 de novembro, em Aracaju/SE. O evento inaugural reuniu especialistas, gestores e representantes de diversas instituições públicas para discutir tendências, desafios e oportunidades da contabilidade aplicada ao setor público, fortalecendo a integração e a atualização técnica da área.
A presidente da ABRASF, Michele Roncalio, participou do painel “A Reforma Tributária e o Impacto nas Finanças Públicas”, que abordou as mudanças estruturais do novo modelo tributário e seus efeitos sobre o planejamento, a sustentabilidade fiscal e a prestação de serviços à população.
Em sua exposição, Michele enfatizou ainda a necessidade de envolvimento das áreas de Finanças, Orçamento e Contabilidade dos municípios e estados no processo de transição tributária. Segundo ela, essas áreas desempenham papel estratégico na construção de políticas públicas consistentes, na projeção dos impactos da reforma e na análise de alternativas que apoiem a tomada de decisão dos gestores.
“A Reforma Tributária representa uma transformação profunda na relação entre municípios, estados e União. Desde o início das tratativas, a ABRASF tem contribuído com soluções práticas e qualificadas para essa transição. Nosso compromisso é garantir que os municípios estejam preparados para um modelo mais transparente, eficiente e orientado ao cidadão. E isso depende diretamente das equipes técnicas, que precisam oferecer ferramentas para que os gestores assegurem o desenvolvimento econômico local e regional, condição essencial para a manutenção da arrecadação e das políticas públicas”, destacou.
O secretário de Finanças de João Pessoa, Brunno Sitônio, mediou o painel “IBS e CBS: desafios e perspectivas para a nova gestão fiscal”, discussão central para o momento de implementação da reforma.
A primeira edição da CNCP também promoveu debates sobre normas, sistemas, tecnologia, transparência e boas práticas internacionais, distribuídos em oito eixos temáticos que conectaram teoria e prática em diferentes áreas da contabilidade pública, como gestão orçamentária, RPPS, auditoria, inovação, ensino e pesquisa.