Twitter Facebook Instagram
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


NOTÍCIAS

  31/08/2022 

Abrasf incentiva a adesão das capitais à Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e)

Com o objetivo de incentivar e esclarecer dúvidas, o Grupo de Trabalho (GT 1) da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) se reuniu nesta terça-feira (30), para orientar sobre os procedimentos que devem ser seguidos pelos municípios na assinatura e no envio do Termo de Adesão ao Convênio para a utilização do Padrão Nacional da Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e).

Com isso, a expectativa é de redução de custos, melhoria da governança e controle da arrecadação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), além de integrar os municípios em relação à base econômica (setor de serviços), considerado o que mais cresce no país.

A Abrasf reitera que a adesão ao sistema não acarreta em nenhum investimento financeiro ou de prazos para alguns Municípios, principalmente os considerados de pequeno porte, até o início do ano de 2024. De acordo com o convênio, será disponibilizado aos municípios a NFS-e Nacional e os representantes da prefeitura já podem utilizar o sistema eletrônico que deve proporcionar diversas funcionalidades não só aos Entes locais, mas também às empresas e aos cidadãos. 

Até o final de 2023, todo o custo de desenvolvimento e produção do Sistema Nacional NFS-e serão arcados pela Receita Federal do Brasil (RFB) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Assim, a Abrasf salienta a importância das capitais e demais municípios realizarem a adesão ao convênio o mais breve possível.

O Sistema Nacional da NFS-e foi desenvolvido de forma integrada pela Abrasf, RFB, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Sebrae e outros Órgãos e entidades.

Capitais que já assinaram o Termo de Adesão até o momento:

Aracaju (SE)

Belo Horizonte (MG)

Florianópolis (SC)

João Pessoa (PB)

Porto Alegre (RS)

Porto Velho (RO)

Rio Branco (AC)

Salvador (BA)

Última atualização: 01/09/2022 às 13:31:12
 
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha

Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SHN Quadra 01 - Bloco F - Edifício Vision - Sala 502
CEP 70701-060 - Brasília-DF  |  Fone: (61) 3963-4460 |  abrasf@abrasf.org.br 

www.igenio.com.br