Twitter Facebook Instagram
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


NOTÍCIAS

  27/06/2022 

"Código de Defesa do Contribuinte” fragiliza a fiscalização e pode incentivar a sonegação de tributos, alertam entidades

Entidades do fisco publicaram uma Nota de alerta à sociedade sobre o PLP 17/2022, que cria o “Código de Defesa do Sonegador. No documento, a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), juntamente com o Comsefaz, Sindifisco Nacional, ANFIP, FENAFISCO, FEBRAFITE, ABRASF, FENAFIM, ANAFISCO e o Fórum Nacional de Secretários de Fazenda da FNP advertem que o projeto debilita mecanismos de fiscalização tributária, especialmente do planejamento tributário abusivo, do controle aduaneiro e da repressão à sonegação e à lavagem de dinheiro.

“O PLP 17/2022 esvazia e restringe a capacidade da administração tributária de combater a sonegação e outros ilícitos, blindando mal pagadores, facilitando a inadimplência fiscal e estimulando a concorrência desleal. Considerando os efeitos inevitáveis de queda da arrecadação fiscal, a proposta em discussão na Câmara dos Deputados compromete o financiamento dos serviços públicos e contribui para o crescimento da desigualdade econômica e da injustiça fiscal no país” – Trecho da Nota conjunta.

Clique aqui para ler o documento na íntegra.

Audiência Pública

O PLP 17/2022 está em trâmite na Câmara dos Deputados e teve seu requerimento de urgência aprovado no dia 24 de maio, ou seja, poderá ser votado a qualquer momento pelo plenário.

Amanhã (28), acontecerá uma audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), onde a Abrasf e instituições vão debater sobre a gravidade das consequências criado pelo projeto.

Fonte: Com informações do Comsefaz
Última atualização: 27/06/2022 às 20:43:18
 
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha

Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SHN Quadra 01 - Bloco F - Edifício Vision - Sala 502
CEP 70701-060 - Brasília-DF  |  Fone: (61) 3963-4460 |  abrasf@abrasf.org.br 

www.igenio.com.br