Twitter Facebook Instagram
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


NOTÍCIAS

  22/12/2020 

BC apresenta funcionalidades do PIX para Administrações Tributárias

Os principais aspectos do PIX (Arranjo de Pagamento Instantâneo Brasileiro) e as possibilidades de uso pelas Secretarias Municipais de Finanças/Fazenda foi assunto, nesta segunda-feira (21), de reunião entre a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e o Banco Central (BC). Desde o seu lançamento, em 16 de novembro, o volume financeiro movimentado pela nova modalidade ultrapassou R$ 83 bilhões, em mais de 92 milhões de transações realizadas.

Na oportunidade, o chefe do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Breno Lobo, apresentou as funcionalidades e vantagens do PIX, com ênfase na arrecadação e pagamento de órgão governamental. “Segurança, informações agregadas, disponibilidade e velocidade são algumas das características que tornam o PIX muito mais viável para as administrações tributárias. As transações podem ser feitas 24 horas por dia e sete dias por semana, inclusive em feriados, e leva em média de seis a dez segundos para serem concretizadas”, explicou. 

De acordo com dados do Banco Central, até o último dia 15 o PIX atraiu cerca de 50 milhões de usuários, sendo 46,4 milhões pessoas físicas e 3 milhões jurídicas. Com tamanha adesão, entre os dados que permitem o pagamento por meio da tecnologia, as chamadas ‘chaves’, o total já soma 116 milhões. Cada usuário pode ter até cinco chaves dentro do PIX.

Algumas prefeituras já estão aderindo o uso da ferramenta como, por exemplo, Manaus (AM). “A expectativa é de que no próximo ano o PIX ofereça novas funcionalidades, trazendo mais conveniência para a população e mais competição para o sistema financeiro”, finalizou Lobo.

Além de conhecer detalhadamente o PIX, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre eventuais cobranças da nova modalidade. A reunião foi acompanhada por auditores fiscais de todas as capitais do país.

 

Última atualização: 22/12/2020 às 17:36:04
 
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha

Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SHN Quadra 01 - Bloco F - Edifício Vision - Sala 502
CEP 70701-060 - Brasília-DF  |  Fone: (61) 3963-4460 |  abrasf@abrasf.org.br 

www.igenio.com.br