
Nesta segunda-feira (10), o presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e secretário municipal de Finanças de Curitiba (PR), Vitor Puppi, e o diretor Jurídico da entidade e secretário municipal da Fazenda de Florianópolis, Constâncio Maciel, participaram de videoconferência com o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, para tratar sobre o programa emergencial para o transporte coletivo (PL 3364/2020), que deve apreciado pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (11). O encontro foi resultado da audiência com o ministro Paulo Guedes, realizada no último dia 7.
O projeto prevê um aporte de R$ 4 bilhões ao setor, partilhados entre municípios e estados. Segundo Puppi, caso o texto seja aprovado como está, as cidades enfrentarão dificuldades para ter acesso aos recursos. “O ideal é que os critérios de distribuição sejam revistos e o acesso ao recurso seja simplificado e transparente”, enfatizou.
Recorrente na atuação da Abrasf, na semana anterior o presidente da entidade participou de webinar para avaliar os efeitos da pandemia no setor. No encontro, gestores evidenciaram a necessidade de mudanças estruturantes, mas posteriormente. “O cenário é drástico, mas no momento o que precisamos é manter o sistema funcionando nas cidades”, finalizou Puppi.
Acontecerá amanhã um novo encontro para dar continuidade ao debate. para Além da Abrasf, representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e técnicos do Ministério da Economia participaram da reunião.
Foto: Divulgação
|