Twitter Facebook Instagram
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


NOTÍCIAS

  17/09/2019 

Abrasf se reúne com relator da reforma tributária

Continua intensa a articulação da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) em defesa da proposta de aperfeiçoamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (Natureza). Nesta terça-feira (17), as diretrizes foram apresentadas ao relator da reforma tributária (PEC 45/19) na Câmara dos Deputados, deputado Aguinaldo Ribeiro e ao vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior.

Durante o encontro, o assessor especial da Secretaria de Fazenda de São Paulo, Alberto Macedo, apontou falhas do sistema tributário e sugeriu mudanças. “Existem dois grandes problemas: um é referente ao conflito de competência e outro é de custo e conformidade. Mas há espaço para fazer uma reforma sem unificar os impostos, com o aprimoramento do ISS e do ICMS”, defendeu.

Após conhecer a proposta da Abrasf, o parlamentar colocou sua equipe técnica à disposição para aprofundar o debate com a entidade. “Precisamos encontrar um ponto de equilíbrio”, finalizou.

Hoje, o ISS é o imposto que mais cresce no país. “Em dois anos, aumentamos nossa arrecadação em 104%, basicamente com o ISS. Esse tributo é um patrimônio dos municípios”, avaliou o vice-prefeito de João Pessoa. 

Além da proposta da Câmara, há outra proposta de reforma em tramitação no Congresso, cujo parecer já foi apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Os dois textos são similares. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre sinalizou que o Congresso discute criar uma comissão mista de deputados e senadores para elaborar uma proposta única. No entanto, ainda falta ser apresentada a proposta do Governo Federal.

A Abrasf segue empenhada na defesa da simplificação do ISS e a assessora Parlamentar da entidade, Hellen Moure, está trabalhando em uma agenda estratégica no Congresso Nacional.

Última atualização: 21/09/2019 às 21:30:34
 
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha

Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SHN Quadra 01 - Bloco F - Edifício Vision - Sala 502
CEP 70701-060 - Brasília-DF  |  Fone: (61) 3963-4460 |  abrasf@abrasf.org.br 

www.igenio.com.br