Twitter Facebook Instagram
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


NOTÍCIAS

  20/09/2019 

Em Aracaju (SE), Abrasf defende mudanças no sistema tributário

O Sindicato dos Auditores e Fiscais do Município de Aracaju (Sinaf) realizou na manhã desta sexta-feira (20), como parte da programação da Semana do Fisco, um debate sobre a reforma tributária e seus reflexos nos municípios. Presente na discussão, o vice-presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e secretário municipal da Fazenda de Aracaju (SE), Jeferson Passos, defendeu e apresentou a proposta da entidade de aperfeiçoamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). O economista Bernard Appy, responsável pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/19) que está na Câmara, também participou do evento.

Baseado nas propostas de mudanças do sistema tributário nacional que estão sendo debatidas, o vice-presidente da Abrasf destacou a importância da preservação da autonomia municipal, que está sendo violada. “Não dá para depender exclusivamente de repasses do governo federal. Os municípios necessitam de receita própria. Caso a reforma seja aprovada da maneira que está, os municípios serão prejudicados, uma vez que terão acréscimos em suas despesas, pois o imposto que incide sobre o tipo de serviço que o município contrata vai aumentar substancialmente e isso causará desequilíbrio nas finanças municipais”, Justificou Passos.

A Abrasf reforça que não há estudos com dados consolidados em relação aos impactos reais destas reformas nos municípios. “O imposto representa 43% da nossa arrecadação. Não podemos abrir mão, ou caso contrário não vamos poder garantir que haja serviços públicos essenciais oferecidos à população”, finalizou o vice-presidente da Abrasf.

Entre os principais pontos, o texto consolidado pela Abrasf extingue a atual lista de serviços; fixa em 10 anos o período de transição para consolidar a cobrança integral no destino; e institui o comitê gestor em busca de padronização e simplificação tributária.

 

 

Última atualização: 10/10/2019 às 13:08:36
 
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha

Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SHN Quadra 01 - Bloco F - Edifício Vision - Sala 502
CEP 70701-060 - Brasília-DF  |  Fone: (61) 3223-1512 |  abrasf@abrasf.org.br 

www.igenio.com.br